UX/UI Case Study

Melhorando a experiência no planejamento de eventos particulares.

Pessoas que não podem pagar por um serviço de produção de eventos, mas querem fazer suas próprias festas acabem tendo dificuldade em encontrar orientação adequada que os auxilie nesta missão.

SOBRE O PROJETO

Este projeto é um estudo de caso de UX/UI feito como conclusão do
Curso de Formação de UX Design da Google Academy / Coursera.

  • Período: julho de 2024 a janeiro de 2024.

MINHAS FUNÇÕES

  • UX Design
  • UI Designer
  • UX Writing
  • Product Designer

MINHAS FUNÇÕES

O PROBLEMA

Como podemos propor uma solução que ajude pessoas com baixo orçamento a fazer seus próprios eventos sociais.

A SOLUÇÃO PROPOSTA

Foi proposto a criação de um app mobile que sirva como checklist de tarefas a serem feitas para o planejamento de pequenos eventos. Nele haveria notificações das tarefas pendentes, acesso a dicas sobre como fazer seu próprio evento e facilitação na pesquisa de fornecedores de serviços para cada tipo de evento.

O PROCESSO DE DESIGN

O método de design adotado foi o Design Thinking, seguindo a proposta do curso para especialização em suas etapas previstas.

Todos os processos propostos foram feitos a título de aprendizado das técnicas e processos de design de experiência.

Imagem do site https://artia.com/

Empatia

FASE DE EMPATIA

Pesquisas iniciais

Desk Research

Iniciei este estudo fazendo uma pesquisa secundária por meio de uma Desk Research (pesquisa feita por meio de fontes da web) para compreender o contexto geral acerca desse nicho de mercado.

Com essas pesquisas, foi descoberto:

  1. Como o mercado de organiza?

O mercado de eventos está dividido em cadeias produtivas para cada área específica. Hoje existem locais para fazer eventos, buffet, ornamentadores, Djs, equipes de sonorização, bandas, foto e vídeo, segurança e mais uma infinidade de serviços que podem ser contratados.

Além disso, existem profissionais que assessoram os organizadores dos eventos; promoters e cerimonialistas, contratados para cuidar de toda organização do evento, desde seu planejamento até seu final; fazer a interface com os fornecedores, fiscalizando e até orientando o dono do evento a escolher as melhores opções conforme o orçamento disponível.

Porém, essa realidade não está acessível a qualquer pessoa. É necessário um investimento alto para tal assessoria de produção.

  1. Qual contexto o usuário procura esses serviços?

Quando noivos planejam seus casamentos ou alguém decide fazer sua própria festa particular, inicia-se uma grande demanda de pesquisa com fornecedores para contratação, uma lista imensa de passos e compromissos é criada para que tudo saia pelo menos próximo do desejado. Fazendo tudo bem antecipadamente e com uma dose generosa de paciência, talvez tudo dê certo no final, pois nada é garantido nessa trajetória. Será inevitável o emprego de uma grande quantidade de horas dedicadas e diversas frustrações e chateações ao longo do caminho. Porém, quando tudo terminar conforme planejado, sem dúvida a sensação de realização será inigualável.

  1. Quais autoridades e stakeholders?

Quem está envolvido no processo de produção de eventos ou podem estar

  • Casais e noivos ou pessoas não profissionais que querem fazer uma festa particular;
  • Produtores de festas, profissionais ou independentes;
  • Prestadores de serviços para festas, empresas ou freelancers;
  • Cerimonialistas, promoters e assessores;
  • Donos de casa de festas.

Pesquisa com usuário

Em seguida fiz e uma pesquisa primária mediante entrevista com profissional cerimonialista.

Ela teve o intuito de descobrir O QUÊ o usuário realmente necessita e QUAIS problemas enfrenta para fazer seus eventos.

Foram entrevistados:

  • 2 casais jovens que estavam de planos preparatórios para o casamento;
  • 2 pessoas de meia-idade que já fizeram suas próprias festas de aniversários;
  • 1 pessoas de meia-idade com planos para fazer seu próprio evento;

Com essas entrevistas, consegui extrair dois perfis de usuários para esse tipo de serviço, bem como suas principais necessidades imediatas.

Conclusões das primeiras pesquisas

Compreendi que as pessoas que utilizam serviços de assessoria ou cerimoniais são:

  • Pessoas de renda média e alta;
  • Pessoas que fazem eventos de grande porte;
  • Casais de noivos com um bom planejamento para o seu evento;

Já as pessoas com baixa renda, sem muito tempo para organizar sua festa ou que pretendem fazer um evento pequeno, tendem a fazer sua própria produção de evento de forma amadora. Necessitando assim de orientações adequadas, escarça na internet.

FASE DE EMPATIA

Matriz CSD

Para auxiliar na elaboração das entrevistas, foi feita uma Matriz CSD para que possamos supor quais são as principais dificuldades, dúvidas a serem esclarecidas e começar a compreender quais os problemas o usuário está passando. Iniciando assim o processo de empatia com o usuário.

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FASE DE EMPATIA

Mapa de empatia

Um mapa foi criado para compreender como o usuário se relaciona com seu problema e como o enfrenta. Assim, podemos mapear algumas características específicas do usuário e identificar onde estão os problemas, bem como as oportunidades de negócio existentes.

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Conclusões

Foi descoberto os seguintes aspectos problemáticos:

  1. Existem poucas informações precisas que orientem pessoas a fazerem seus próprios eventos, por isso a assessoria para este nicho de mercado é bastante cara.
  2. Quem não tem orçamento para pagar uma produtora de eventos fica perdido sem orientações adequadas.
  3. Grande parte das pessoas não tem experiência em fazer festas sociais de médio porte, ficam a merce de conselho dos amigos e de “achismos”.
  4. Existem dificuldades de se encontrar bons fornecedores deste nicho que não tragam problemas. A melhor opção acaba sendo por indicação.

Definição

FASE DE DEFINIÇÃO

Persona

Foi definido dois perfis para supostos usuários que representem o grupo:

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FASE DE DEFINIÇÃO

Mapa de jornada

Ao longo da jornada do usuário, percebe-se que ele precisa de informações e de uma solução que o oriente quanto ao melhor caminho para a realização do seu evento.

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FASE DE DEFINIÇÃO

Definição de problema e solução

Baseado nas descobertas feitas até agora, foi criada então a história de usuário, que é uma história fictícia em torno das necessidades e objetivos do usuário, levantadas na declaração de problema e hipótese.

A proposta de valor será nosso objetivo para chegarmos a uma solução do problema descoberto.

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FASE DE DEFINIÇÃO

Auditora competitiva

Para finalizar a fase de definição, foram analisados os concorrentes desse nicho de mercado, para saber seus pontos fortes e fracos e assim propor uma solução que traga algum diferencial do que já existe no mercado. Além de aprender com suas falhas e coletar o que estão fazendo de bom que possa ser aproveitado.

O que foi descoberto dos concorrentes?

  • A maioria dos concorrentes tem apps pagos;
  • As versões são limitadas;
  • A maioria é focado em somente um tipo de evento;
  • A maioria das ferramentas não preenche as tarefas automaticamente, tendo que ser alimentadas manualmente pelo usuário;
  • Não possui sincronia com os recursos do dispositivo móvel instalado;
  • Algumas com erros de usabilidade

Ideação

FASE DE IDEAÇÃO

Storyboards

Após as análises dos processos anteriores, surge a ideia de criar uma solução mobile que criasse uma lista de tarefas conforme o evento cadastrado inicialmente. Para ilustrar melhor a ideia, foram feitos vários esboços em papel.

Na fase de ideação, foram feitos Storyboads (rascunho que retrata visualmente uma história ou experiência) com base na jornada do usuário, declaração de problema e meta para abstrair a experiência do usuário com a solução proposta.

Storyboard de visão geral foi criado para entender o contexto em que o usuário poderá precisar do produto. Focado na SOLUÇÃO e no PORQUÊ do usuário usar o produto.

Storyboard de Visão Geral

Storyboard de Close-up

Clique nas imagens para ampliá-las. 

FASE DE IDEAÇÃO

Wireframes em papel

Wireframe de baixa definição (esboço básico de uma experiência digital) para começar, inserir as funcionalidades principais e planejar o fluxo das tarefas.

FASE DE IDEAÇÃO

Wireframes digitais

Foi criado o protótipo de baixa definição do projeto para dar início aos primeiros testes com o usuário. Ele é feito de maneira simples para ser rápido para não gerar um grande esforço de modificação após os primeiros testes de usabilidade.

FASE DE IDEAÇÃO

User Flow

O fluxo o usuário é o caminho típico que o usuário irá percorrer para cadastrar um evento inicial, gerando assim um checklist de tarefas automático.

Foi criado o Fluxo de Cadastro de Evento para criação do checklist:

Clique na imagem para ampliar. 

FASE DE IDEAÇÃO

Mapa de conteúdo

Arquitetura da informação

O mapa de conteúdo foi feito para organizar a distribuição do conteúdo e dividir os níveis de navegação em categorias e pelo seu grau de importância. As funcionalidades mais importantes para o usuário são colocadas nos primeiros níveis de acesso para deixar o usuário atraído logo no início da navegação.

Clique na imagem para ampliar.

FASE DE IDEAÇÃO

Estudos de Usabilidade

Para identificar erros no design do projeto logo no início, foram feitos os primeiros testes de uso com usuários reais.

O teste foi realizado com 5 usuários, dentre eles 3 mulheres e 2 homens de meia-idade que possuíam o perfil aproximado da persona criada.

Resultado dos testes

Após esses testes, levantou-se a necessidade de deixar mais claro para o usuário o porquê de se criar um evento inicial. E assim tentar ajudar o usuário a trilhar o caminho perfeito para uma boa experiência no app.

O que foi feito

Para isso foi inserido uma nota ou frase que explicasse de maneira sucinta como o usuário deverá iniciar um checklist.

PROTOTIPAÇÃO

FASE DE PROTOTIPAÇÃO

Branding de Marca

Para se criar o protótipo de alta fidelidade, foi riada uma palheta de cores, escolhida uma tipografia adequada e feito o branding de marca. Este material guiará e facilitará a manter a consistência do design no aplicativo.

A Logo

O logotipo do projeto foi pensado em algo que trouxesse uma certa informalidade sem perder a ideia de compromisso.

A tipografia

Sua tipografia é serifada modernista, que transmite tanto a sofisticação requintada quanto a uma modernidade apaixonada. Para atingir tanto pessoas independentes, jovens quando casais românticos.

As cores

A palheta de cor escolhida é composta por cores quentes para lembrar as luzes das festas, fogos de comemorações.

O vermelho quase laranja traz com ela a alegria, prosperidade e sucesso.

O amarelo, escolhido como cor secundária, transmite luz, calor e a felicidade do verão.

A cor de destaque, o qual é o verde-claro, foi escolhida justamente por ser uma cor antagonista segundo as regras de harmonia de cores complementar.

FASE DE PROTOTIPAÇÃO

Protótipo alta fidelidade

Clique na imagem para ampliar.

Fluxo de criação de evento e exploração das funcionalidades.

Fluxo de edição da lista de tarefas.

TESTE

FASE DE PROTOTIPAÇÃO

Protótipo alta fidelidade

Estudo de usabilidade

Para uma melhor avaliação de design centrada no usuário, foram feitos testes de usabilidade com usuários com perfis conforme o público alvo.

Essa é uma das melhores soluções para entender a persona, através da observação direta de como os usuários interagem com um design proposto. Ele permite avaliar o que não está claro e os porquês do fracasso de alguma funcionalidade ou tarefa não finalizada durante os testes.

O teste foi feito com 3 mulheres e 2 homens jovens de forma remota e presencial.

Embora os testes tenham sido gravados, foram feitas anotações durante todo o processo para capturar o máximo de insights durante as observações.

Então, separei todos insights em clusters, por meio de um Diagrama de Afinidade, para dividir os problemas mais repetidos em categorias e assim analisar quais pontos foram mais problemáticos no design.

Resultado dos testes

Primeira rodada (Protótipo de baixa definição)

  • Apurada dificuldade em entender o cadastro de novo evento.
  • A maioria não encontrou os detalhes orientativos das tarefas.
  • Alguns não entenderam como gerenciar o checklist.

 

Segunda rodada (Prótipo de alta definição)

  • Foi sugerido melhor colocar cores nas categorias para melhor divisão.
  • Sugerida uma tela de confirmação na gerência do checklist.
  • Sugerido um botão de lixeira visível.

Modificações feitas

Na tela de “Tarefas a fazer”, foi observado que os usuários não entendiam a organização das tarefas e não distinguiam umas das outras. Para isso, dividimos as categorias por cores e seu grau de urgência.

Também foi adicionado um botão de lixeira para deletar mais facilmente as tarefas indesejadas.

Modificações depois dos testes

Já na tela de edição das tarefas, foi questionado por vários usuários a confirmação de exclusão antes da ação ser executada, visto que a mesma pode ser feita involuntariamente. Por isso, foi adicionado à tela de confirmação após a ação.

CONCLUSÕES GERAIS

Impactos do produto

O design proposto facilitará o planejamento e criação de eventos particulares de pequeno e médio porte. Por meio de uma lista de tarefas personalizável, dicas e contato com fornecedores. Isso poderá impactar todo nicho de eventos e festas, aumentando a independência de pequenos produtores e gerando mais demanda para o mercado.

Aprendizados

Com ele entendi como são as fases do Design Thinking bem como uma grande parte de processos aplicados a esse projeto. Além de entender como funcionam as fases de criação de um produto digital centrado no usuário. Principalmente a parte de pesquisa com usuário.

Obrigado por chegar até aqui!

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